10 anos de ENCRISTUS reúne católicos e evangélicos em diversas regiões do Brasil

Home Notícias 10 anos de ENCRISTUS reúne católicos e evangélicos em diversas regiões do Brasil
  • Postado em: 08/10/2017
  • Categorias: Notícias
  • Autor: Marina Venuto

Em comemoração aos 10 anos do Encontro de Cristãos em Busca da Unidade e Santidade (ENCRISTUS) no Brasil aconteceram nos dias 08 e 09 de março de 2017 iniciativas para favorecer o encontro de cristãos católicos e evangélicos nas cidades de Barueri (SP) e Curitiba (PR). A celebração coincide com os 500 anos da Reforma Protestante e os 50 anos da Renovação Carismática no Brasil, celebrados no ano de 2017.

No dia 08 (quarta-feira), o evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Barueri (SP) e reuniu cristãos de algumas cidades da região da Grande São Paulo. O encontro foi conduzido por Pedro Arruda, um dos responsáveis por uma comunhão de grupos cristãos espalhados pelo Brasil e contou com as participações do Pastor Rui Luis Rodrigues, da Comunidade Carisma em Osasco (SP), e do missionário católico Izaias de Souza Carneiro, fundador da Comunidade Coração Novo (RJ), além de diversos líderes de outras cidades e estados do País.

Durante o encontro, o Pastor José Carlos Marion, do Centro Comunitário Cristão de Jundiaí (SP), partilhou aos presentes sua experiência com a unidade e as iniciativas que têm acontecido na cidade. Padre Douglas Pinheiro Lima, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Jandira (SP), e assessor para o diálogo ecumênico da Diocese de Osasco, também dividiu com os participantes seu testemunho com a unidade e o acontecimento de reuniões mensais na região de Cotia e Vargem Grande Paulista, iniciadas em fevereiro deste ano e que tem o intuito de reunir católicos e evangélicos para a comunhão através da oração.

Izaias Carneiro também falou aos presentes sobre o Projeto Somos Um, uma iniciativa de evangelização que visa pregar a unidade entre os cristãos em diversas igrejas espalhadas pelo País. Izaias está à frente da Conferência Internacional Somos Um, evento que aconteceu entre os dias 04 e 06 de agosto de 2017, no Rio de Janeiro, e reuniu, pela primeira vez, lideranças nacionais e internacionais da música católica e evangélica no Brasil.

O Pastor Rui Luís ainda expôs aos presentes uma palavra a respeito do arrependimento e sua importância para a prática da unidade. Ainda no término do encontro, foi lembrada a importância do evento ter acontecido exatamente na cidade de Barueri, local onde viveu um casal formado por uma esposa católica e um marido evangélico e que, já nos anos 70, incentivavam a convivência entre cristãos de diferentes denominações.

Já no dia 09 (quinta-feira), em Curitiba (PR), o local escolhido para o encontro foi a Paróquia Luterana de Curitiba e contou com as participações de Izaias Carneiro e o pastor Asaph Borba, que ministraram o louvor e a adoração durante a noite. O pastor da igreja luterana, Marcos da Silva, deu a palavra de abertura acolhendo a todos os presentes seguido pelo padre Marcial Maçaneiro, que fez um breve histórico dos 10 anos de caminhada do ENCRISTUS no Brasil. Ao final, a Pastora Márcia Marion abençoou a igreja e também relatou seu testemunho com a unidade.

Ainda como fruto do ENCRISTUS, surge agora no meio das lideranças o “Rede Somos Um”, um aplicativo  que favorece diversas iniciativas de unidade espalhadas pelo País. A plataforma pode ser baixada gratuitamente na App Store ou no Google Play e é mais uma forma de facilitar o encontro de notícias e eventos sobre a união entre os cristãos.

Compartilhar artigo

Leave a comment